QGIS para Android – Testes em campo

INTRODUÇÃO

Há um tempo soube da possibilidade de instalar e utilizar o QGIS em aparelhos portáteis de sistema Android. Ansioso por experimentar esta possibilidade, instalei a versão 2.0 do QGIS em um Tablet Sansung Tab 2.1. Até a semana passada só tinha tido a possibilidade de fazer alguns testes tímidos, sem muita ousadia, mas que desde já me mostraram que tudo andava bem, quando surgiu uma ótima oportunidade de testá-lo em uma ida à campo.

Screenshot_2014-01-16-10-18-12

Antes de tudo, vale falar mais sobre a proposta do campo em questão. Claro, não se trata de uma ida a campo para pesquisa em área remota ou exposta às intempéries. Mas sim, de percorrer uma grande área em pouco tempo, onde a maioria das área visitadas teriam acesso por estrada, para reconhecimento da área de estudo a ser mapeada por sensoriamento remoto. Assim, a ideia era identificar as principais classes de uso e cobertura da Terra, coletando pontos de GPS.

DESENVOLVIMENTO

Apesar de nos testes anteriores o QGIs ter “quebrado”, durante todo o campo seu funcionamento foi perfeito, assim como foi o funcionamento do Tablet. A bateria durou e suportou o uso constante. Com relação ao software em sí, apenas tive um pouco de dificuldade de “navegar” entre as ferramentas e menus devido ao tamanho dos ícones. Mas nada que o tempo não ajude. E ajudou. Rodando os 207 Km de estrada, tive tempo de fazer o reconhecimento de aproximadamente 150 pontos de interesse.

Neste campo, o sistema de GPs utilizado foi o do próprio Tablet, que por sinal supriu bem nossa demanda. O sistema de GPS do dispositivo utilizado teve boa performance, mas a possibilidade de marcar pontos, linhas ou polígonos independente do GPS foi outro benefício observado.

Screenshot_2014-01-16-11-35-40

Screenshot_2014-01-16-11-34-54

A maior vantagem de ter ido a campo munido de um SIG em um dispositivo móvel, foi a possibilidade de já ter nele, vários dados vetoriais e matriciais (principalmente este ultimo, sendo a imagem a ser classificada) otimizando em muito o trabalho a ser desenvolvido. A possibilidade de se ter o imagem a ser classificada no projeto, ajudou ao permitir que tirássemos dúvidas sobre as respostas espectrais de determinadas classes até o momento dúbias.

Screenshot_2014-01-16-11-34-36

Screenshot_2014-01-16-11-35-29

Outros exemplos do uso do QGIS em campo, pode ser visto pelos videos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=j4-11wu58jY

http://www.youtube.com/watch?v=0WevRW4tbzs

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em QGIS e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para QGIS para Android – Testes em campo

  1. Martin disse:

    Instalei a mesma versão do QGIS 2.0 no meu tablet (Sansung 10..1). No entanto o QGIS esta muito instável, travando direto. Acho que pode ser diferença na versão do androide que eu tenho (4.2.1) com o que você tem instalado no seu tablet, já que pelo que descreveu funcionou muito bem. Qual versão androide tem instalado ou se tem alguma outra dica?

  2. Martin, o meu tablet é um Samsung GT-P5100, com android 4.1.2;
    Uma coisa que percebi é que quando o QGIs demanda muito processamento, ele ‘quebrava’ e fechava automaticamente. O que fiz foi tomar cuidado para não exigir muito do processamento (por exemplo, mapear a rota que estava fazendo com criação automática dos vértices a distâncias pequenas.
    Espero que dê tudo certo e se tiver novidades, avise!
    abs

  3. Carlos disse:

    Seu tablet é 3G? E o Spring dá para instalar também, ou não há versão para android? Obrigado.

  4. Boa noite, Carlos. Desculpe a demora em responder. Caso a dúvida ainda persista:
    Não há necessidade de usar a internet para rodar o QGIs no Tablet. E quanto ao Spring não sei nada a respeito. Nunca soube de uma proposta para o software, infelizmente… Att

  5. Fabricio disse:

    Olá Felipe, você usou o QGIS conectado ao GPS do seu Tablet? Se sim como você fez?

  6. Oi, Fabricio. Usei o GPS do Tablet, sim.
    Para isso, basta ir na aba GPS Information e conectar o gps. é bem simples. Da uma olhada nesta figura:

    Abs
    Felipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s