Dados matriciais de solo

DIVULGAÇÃO

Recentemente foi divulgado os dados de solo do projeto “ISRIC ━ World Soil Information”, e por isso divulgo aqui, para quem ainda não tenha conhecimento a respeito de tais dados ou projeto.

SoilGRid

O ISRIC tem desenvolvido e publicado dados matriciais de solos com resolução espacial de 1 Km, para todo o mundo. O que me pareceu mais interessante do projeto é que tais dados são desenvolvidos em um sistema colaborativo de validação e produção dos dados (tendo, inclusive a Universidade de São Paulo como colaboradora). Ou seja, um projeto de pesquisa local contribui com seus dados de pesquisa para o projeto que são utilizados para validar ou ‘extrapolar’ tais características (classes e demais propriedades) de solo através de várias analises estatísticas. Por isso, é um dado em constante atualização.

Para mais informações técnicas, vale consultar: http://www.isric.org/content/technical-specifications-soilgrids
Ou a página de perguntas frequentes: http://isric.org/content/faq-soilgrids

Os dados podem ser baixados pela web, em um sistema de webmapping (www.soilgrids.org) ou por FTP (ftp.soilgrids.org usuário e senha: soilgrids).
Vale a pesquisa e, a colaboração!

FONTE:
ISRIC – World Soil Information, 2013. SoilGrids: an automated system for global soil mapping. Available for download at http://soilgrids1km.isric.org.

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em Divulgação e marcado , , , , . Guardar link permanente.