Como instalar o R e RStudio no Ubuntu

NOTA: instruções de atualização atualizadas para ubuntu 16.05 aqui.

INTRODUÇÃO:

O R é uma linguagem e ambiente de análise estatística gratuita e de livre distribuição. Apesar de funcionar a partir de linha de comando, que em um primeiro momento se mostra como um obstáculo ao usuário iniciante, possui ampla utilização, possibilitando não só adequar o sistema às necessidades específicas de cada pesquisa, pela criação de complementos, como também possibilita a automatização de análises rotineiras e com grande quantidade de dados.

Como pretendo apresentar aqui algumas possibilidades de sua utilização, como feito no artigo sobre o mapa de John Snow, segue um breve tutorial para instalá-lo. Para auxiliar a sua utilização, ensino também a instalar do RStudio, que é uma interface gráfica criada para tornar a utilização do R mais amigável.

Tendo em vista a facilidade de instalação, vejo este artigo mais como um incentivo aos que ainda não se aventuraram do que qualquer outra coisa.

INSTALAÇÃO

Primeiro, é preciso adicionar um espelho (ou repositório) em seu computador, para que seja feito o download da versão mais atual. Os espelhos são servidores distribuídos em diferentes países que armazenam o software. Ao deixar a escolha de qual servidor será feito o download, permite-se que o usuário defina o servidor mais próximo, reduzindo tempo de trafego.

No Brasil temos os seguintes espelhos:

http://nbcgib.uesc.br/mirrors/cran/
http://cran-r.c3sl.ufpr.br/
http://cran.fiocruz.br/
http://www.vps.fmvz.usp.br/CRAN/
http://brieger.esalq.usp.br/CRAN/

Basta adicionar o endereço no menu “repositório” do “synaptic”:

deb http://cran-r.c3sl.ufpr.br/bin/linux/ubuntu saucy/

Escolha o que for mais conveniente.

A instalação pode ser feita pelo próprio “Synaptic”, bastando digitar no campo de busca R. Ou pelo terminal, com o seguinte comando:

sudo apt-get update
sudo apt-get install r-base-core

Não sei o motivo, mas ao instalar o R, me foi solicitado a instalação do pacote “libjpeg62”. Caso o mesmo ocorra com você, basta inserir o nome do pacote no comando citado acima. Vale ressaltar que, para utilizar o RStudio, a versão do R deve ser igual ou superior a v.2.11.1.

Agora, para a instalação do RStudio, além de fazer o download do programa (http://www.rstudio.com/ide/download/desktop), os seguintes pacotes são necessários:”libssl0.9.8″, “libapparmor1” e “apparmor-utils”. Para instala-los, basta usar o mesmo comando anterior:

apt-get install libssl0.9.8 libapparmor1 apparmor-utils

A instalação do RStudio, por ser disponibilizado em formato binário (.deb), basta estar na pasta onde o arquivo foi salvo e executar o comando:

sudo dpkg -i rstudio-0.97.551-i3862.deb

Uma vez executado, é preciso entender e se adaptar ao novo sistema que agora permite visualizar, não apenas o console do R, mas também visualizar os gráficos gerados, todos os objetos do workspace e etc., no mesmo ambiente através de diferentes janelas que podem ser configuradas conforme o seu gosto e necessidade:

Outro elemento interessante é a customização da aparência dos códigos, facilitando a aparência, assim como a possibilidade de criar projeto facilitando o trabalhando quando temos diferentes análises sendo desenvolvidas:


A melhor fonte de informações a respeito do RStudio é a página do próprio projeto, que apresenta uma boa documentação não apenas para iniciantes, mas também para consultas mais avançadas e de otimização:
RStudio documentation

Caso tenham alguma dificuldade, avisem.

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em R e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Como instalar o R e RStudio no Ubuntu

  1. fclesio disse:

    Republicou isso em Mineração de Dados.

  2. Luiz disse:

    Olá, parabéns pelo tuto mas minha dúvida é a seguinte: Tentei fazer um dual boot na minha máquina que contava com o Windows 10 e o HD não era particionado. Ao instalar o Ubuntu 15.04, pedi para que instalasse junto ao windows. Acontece que ele instalou só que em seguida o windows começou a não responder e hj quando peço pra rodar por ele começa a diagnosticar a máquina. Por recuperar o windows eu nem faço tanta questão pois o ubuntu lembra muito, mas por arquivos de .xls (Excel) e .pds (Assistente Pimaco) eu estou muito receoso pois a planilha contém cerca de 4500 dados. Lembrei do recuva e procurei um equivalente e tentei já com o Testdisk e o RStudio mas não consegui acessar.

  3. Prezado, infelizmente fica dificil de ajudar. Lembro que, ao fazer a instalação do ubuntu no meu pc(windows 8) tive que desabilitar algumas funções de inicialização que vinham por padrão no windows. Veja se não se trata disso.
    abs
    Felipe

  4. Angelica Faria de Resende disse:

    Oi, eu estou tendo dificuldade em instalar pacotes, ele instala e depois diz que deu erro e remove. sabe se tem algum segredo?

  5. Olá, Angélica. Tudo bem?
    Qual pacote vc teve essa dificuldade?
    Uma boa saída é informar o erro exato para tentarmos achar Alguma solução.

  6. Angelica Faria de Resende disse:

    Oi, acabei conseguindo quando busquei pelo nome do pacote, que era gdal, tinha que instalar alguma coisa pelo terminal depois rodou… muito Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s