Introdução ao SIG para análise da biodiversidade usando QGIS

introSIG

No início do mês de Setembro foi realizado um curso de Introdução ao SIG, para a pós-graduação na Escola Nacional de Botânica Tropical, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Incentivado pela minha orientadora, Dr. Marinez Ferreira de Siqueira, propusemos, pela primeira vez, o uso do QGIS em detrimento do software até então utilizado.

A matéria oferecida no formato condensado (uma semana de aula em horário integral) impôs outros desafios: tornar o curso prático, sucinto e com a parte conceitual sendo abordado a partir dos exercícios.

Produzimos, portanto, 7 tutoriais a serem apresentados em aula com as funcionalidades básicas para análise da biodiversidade com SIG, as quais compartilhamos com vocês:

  1. Trabalhando com dados bióticos:  Apresenta o principal repositório para aquisição de dados bióticos e ensina a incorporar arquivo em formato csv a um projeto do QGIS, salva-lo em formato vetorial e a realizar consulta espacial;
  2. Cortar dados raster (matriciais): Apresenta um dos principais repositório de variáveis ambientais em formato matricial e ensina e limitar (recortar) tal dado segundo uma camada vetorial;
  3. Análise de Extensão de Ocorrência (EOO): A análise de Extensão de Ocorrência é uma das várias análises muito utilizada para auxiliar a categorização do nível de ameaça das espécies. Este tutorial apresenta alguma funcionalidades como filtrar a camada, realizar a análise da extensão de ocorrência e calculo de área.
  4. Análise de Esforço de Coleta: Apresenta algumas ferramentas de consulta espacial, manejo do Sistema de Referência Cartográfica (SRC) e criação de grade regular vetorial.
  5. Análise de Riqueza de Espécies: Apresenta as ferramentas básicas para análise de riqueza, usando o software Excell para gerar a contagem por espécies e gerar o arquivo final em csv a ser inserido no projeto e usado através da união com a camada da grade regular vetorial.
  6. Elaboração de layout de mapas no QGIS: Apresenta o compositor de impressão do QGIs e ensina a elaborar mapa.Instalação de complementos no QGIS:
  7. Instalação de complementos no QGIS: Apresenta a ferramenta “Gerenciador de Complementos” e ensina a instalar o complementos ‘Open Layers’.

A divulgação pretende contribuir com outros usuário e ampliar o uso do QGIs para análise de biodiversidade, assim como para receber críticas e sugestões de vocês, já que o trabalho apenas começou e o curso está em constante evolução!

ATENÇÃO: Infelizmente perdi alguns materiais. Já tentei os recuperar de distintas formas, mas não foi possível. Agradeço a compreensão.

 

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em QGIS e marcado , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Introdução ao SIG para análise da biodiversidade usando QGIS

  1. Muito bacana Felipe, valeu por compartilhar os tutoriais!! Sds Augusto

  2. Por nada Augusto!
    Sempre que precisar, é só falar.
    E tendo sugestões, não deixe de entrar em contato!
    abs

  3. Leônidas Descovi Filho disse:

    Belo Trabalho Felipe! Parabéns a equipe do jardim botânico. Abs

  4. Obrigado, Leônidas!
    Aproveitei para publicar pelo QGIS, centralizando os tutoriais. Abs

  5. José Nivaldo disse:

    Ótima iniciativa.
    Muito obrigado.

  6. José Nivaldo disse:

    ótimo trabalho!
    Muito obrigado.

  7. Hauanen Araújo Rocha disse:

    Olá estou desenvolvendo meu trabalho de pos graduação na area de biodiversidade, encontrei seus tutoriais de introdução de sig para analise de biodiversidade que podem me ajudar bastante, porém quando tento baixar da erro. Você poderia por gentileza compartilhá-los comigo? Ficarei muito agradecida e parabéns pelo trabalho.

  8. Felipe Barros disse:

    Olá, Hauanen! Qual material vc não conseguiu baixar? Abs!

  9. Eddison disse:

    Hola. los link no existen, fueron removidos, `puedo tener acceso a los links?

    Análise de Extensão de Ocorrência (EOO):
    Análise de Esforço de Coleta:
    Análise de Riqueza de Espécies:

    Esos link no existen, fueron removidos, podemos tener acceso a ellos?

    Gracias

    Eddison

  10. Felipe Barros disse:

    Eddison e demais leitores: infelizmente perdi alguns materiais. Já tentei os recuperar de distintas formas, mas não foi possível.
    Agradeço a compreensão

    Felipe

  11. Eddison disse:

    Hola muchas gracias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s