Introdução ao SIG para análise da biodiversidade usando QGIS

introSIGNo início do mês de Setembro foi realizado um curso de Introdução ao SIG, para a pós-graduação na Escola Nacional de Botânica Tropical, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Incentivado pela minha orientadora, Dr. Marinez Ferreira de Siqueira, propusemos, pela primeira vez, o uso do QGIS em detrimento do software até então utilizado.

A matéria oferecida no formato condensado (uma semana de aula em horário integral) impôs outros desafios: tornar o curso prático, sucinto e com a parte conceitual sendo abordado a partir dos exercícios.

Produzimos, portanto, 7 tutoriais a serem apresentados em aula com as funcionalidades básicas para análise da biodiversidade com SIG, as quais compartilhamos com vocês:

  1. Trabalhando com dados bióticos:  Apresenta o principal repositório para aquisição de dados bióticos e ensina a incorporar arquivo em formato csv a um projeto do QGIS, salva-lo em formato vetorial e a realizar consulta espacial;
  2. Cortar dados raster (matriciais): Apresenta um dos principais repositório de variáveis ambientais em formato matricial e ensina e limitar (recortar) tal dado segundo uma camada vetorial;
  3. Análise de Extensão de Ocorrência (EOO): A análise de Extensão de Ocorrência é uma das várias análises muito utilizada para auxiliar a categorização do nível de ameaça das espécies. Este tutorial apresenta alguma funcionalidades como filtrar a camada, realizar a análise da extensão de ocorrência e calculo de área.
  4. Análise de Esforço de Coleta: Apresenta algumas ferramentas de consulta espacial, manejo do Sistema de Referência Cartográfica (SRC) e criação de grade regular vetorial.
  5. Análise de Riqueza de Espécies: Apresenta as ferramentas básicas para análise de riqueza, usando o software Excell para gerar a contagem por espécies e gerar o arquivo final em csv a ser inserido no projeto e usado através da união com a camada da grade regular vetorial.
  6. Elaboração de layout de mapas no QGIS: Apresenta o compositor de impressão do QGIs e ensina a elaborar mapa.
  7. Instalação de complementos no QGIS: Apresenta a ferramenta “Gerenciador de Complementos” e ensina a instalar o complementos ‘Open Layers’.

A divulgação pretende contribuir com outros usuário e ampliar o uso do QGIs para análise de biodiversidade, assim como para receber críticas e sugestões de vocês, já que o trabalho apenas começou e o curso está em constante evolução!

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em QGIS e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Introdução ao SIG para análise da biodiversidade usando QGIS

  1. Muito bacana Felipe, valeu por compartilhar os tutoriais!! Sds Augusto

  2. Por nada Augusto!
    Sempre que precisar, é só falar.
    E tendo sugestões, não deixe de entrar em contato!
    abs

  3. Leônidas Descovi Filho disse:

    Belo Trabalho Felipe! Parabéns a equipe do jardim botânico. Abs

  4. Obrigado, Leônidas!
    Aproveitei para publicar pelo QGIS, centralizando os tutoriais. Abs

  5. José Nivaldo disse:

    Ótima iniciativa.
    Muito obrigado.

  6. José Nivaldo disse:

    ótimo trabalho!
    Muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s