Base de dados do IBGE em PostGIS

Aproveitei essa semana para atualizar meu PC e vi que o IBGE disponibilizou as bases de dados atualizadas em escala 1:250.000 e ao milionésino para serem restauradas ao PostGIS.

A base de dados 1:250.000 já foi divulgada no GeoIndependencia em 2015, mas sua versão (ao menos a usada para o artigo naquela época) era de 2013. Atualmente a versão da base de dados data de 11 de maio de 2015. Segundo informações no documento LEIAME.doc (acho que sou o único que leio essas coisas :) não houve atualização dos dados cartográficos em relação à versão anterior, mas não deixa claro qual era a versão anterior… A atualização se deve a uma correção na estrutura da tabela “trecho_rodoviário”.

Com relação à base de dados ao milionésimo, mais conhecida por BCIM, não encontrei nenhum documento de orientação ou LEIAME informando sobre o que foi – ou não – atualizado.

IBGE250.png

Acesso aos backups da base de dados 1:250.000 e BCIM no site do IBGE: Download -> Geociências -> cartas_e_mapas; bc250, para acessar a base 1:250.000 ou BCIM a base ao milionésimo.

Para restaurar tais dados em seu banco de dados PostGre, basta criar uma base de dados com extensão a extensão GIS e executar o comando `pg_restore`:

# BC250
pg_restore --host localhost --port 5432 --username UUUUUU --dbname BBBBBB --no-owner --password --verbose "CAMINHO_PARA/BC250_pgis20_dump_v2015_2016-05-11/bc250_v2015-2016-05-11.tar"

# BCIM
pg_restore --host localhost --port 5432 --username UUUUUUU --dbname BBBBBB --no-owner --password --verbose "CAMINHO_PARA/BCIM_postgis_versao2016.tar"

Claro, troque UUUUUU pelo nome de usuário (postgres, por exemplo) e BBBBBB pelo nome da base de dados onde deverão ser restaurados os dados espaciais e dê adeus àquele conjunto de shapefile que você nunca lembra qual é a versão mais atual.

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em Banco de Dados Geográficos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s