Onde encontrar os dados ambientais removidos do site do MMA

Por esse dias acompanhei bem de longe (literalmente) a repercussão causada pela decisão do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, de retirar do site do MMA os vários dados ambientais.

Desde que comecei a trabalhar com SIG e geoprocessamento, lá nos idos 2005, o site do MMA sempre foi o principal repositório para encontrar os dados geográficos mais básicos;

Com a decisão do Ministro e, sabendo que, hoje em dia os [mesmo, quam sabe?] dados estão disponíveis em outros repositórios, decidi criar um “fio” no twitter (a famosa thread), compartilhando alguns repositórios de dados geográficos com temáticas ambientais e de biodiversidade.

Está lá no twitter, acessível a quem quiser. Talvez sejam poucos os repositórios apontados, mas a qualidade dos dados disponíveis são de dar orgulho. Já estão lá, CNCFlora, Lapig, INPE, dentre outros.

Deem uma olhada lá. Caso saibam de algum repositório não mencionado, basta avisar por lá mesmo. Assim todos ficarão sabendo.

É isso.

 

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em Banco de Dados Geográficos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.