Sobre

Sou geógrafo formado pela PUC-Rio. Acredito que em todo o longo processo de graduação pude descobrir a Geografia de uma forma bem interessante: Me encantei com a “Geografia física” e a perspectiva de trabalhar com (e, quem sabe, salvar) o meio ambiente, logo nos primeiros anos de estudo. Me inquietei com a “Geografia crítica” e sua perspectiva de desconstrução conceitual e incentivo à transformação da realidade, através da intervenção social. E nos últimos anos de graduação conheci o mundo da análise espacial computadorizado, através dos Sistemas de Informações Geográficas e Processamento. Percebi este último como uma ótima ferramenta para colocar em prática (ou, ao menos, tentar) tudo aquilo que havia estudado anteriormente.

Os softwares gratuitos e livres me pareceram fracos e pouco desenvolvidos, no primeiro momento. Com o tempo pude perceber que eu é não estava maduro o suficiente para manipula-los. Afinal, sempre me perguntava: “para que trabalhar em um software complexo, por mais que seja grátis, se temos um pago muito mais bonito, interessante e que se tornam não só “gratuitos”, mas também completos através dos “cracks”?”

“A cabeça é redonda para permitir ao pensamento que mude de opinião”.

E assim se fez. Frente a alguns problemas com um sistema operacional pago, resolvi testar o famoso Linux. O sistema operacional em sí, não me entusiasmou. Mas em poucos dias percebi seu valor através da rede de cooperação entre seus usuários que tornaram o entendimento deste (a priori) complexo sistema operacional em uma grande viagem de aventura e descobertas.

Deste início, com o sistema operacional, logo busquei me inteirar sobre os softwares livres de SIG, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Nessa viagem, assim como na anterior, a importância de toda a rede de cooperação entre os programadores e usuários de softwares livres se fez fundamental. Sou capaz de acreditar que é justamente essa rede que torna nobre o uso de tais programas. Afinal, deixamos de lado o mérito de quem tem o poder ($) de acesso a determinados softwares e partimos para um objetivo, de fato, importante para evolução de nossa sociedade: a troca de informação e o auxílio mútuo entre todos.

PROPOSTA:

Em um primeiro momento a busca pelas informações certas para a resolução de problemas simples é um tanto complicada, no universo dos programas livres. Muitas vezes a real solução é, na verdade a compilação de diferentes informações trocadas em forums, sites e blogs de usuário (em sua grande maioria estrangeiros). Assim, pretendo publicar neste blog soluções, instruções de uso, dicas, etc. que me foram, e ainda são, úteis nessa viagem entre os softwares livres. Acredito que dessa forma estarei  retribuindo e contribuindo para a evolução destes, fomentando ainda mais o uso dos mesmos no Brasil.

METAS:

Neste sentido, não buscarei metas quantitativas de publicação. Pretendo publicar quando tiver algo consistente, interessante e desafiador a apresentar.

Anúncios

2 respostas para Sobre

  1. jbdrumond disse:

    Muito interessante a sua proposta! Sucesso!

  2. Jorge Santos disse:

    Como autor do blog Processamento Digital | http://www.processamentodigital.com.br | tudo o que eu posso desejar a você é sucesso na sua jornada em busca do conhecimento. Aproveito para oferecer meu total apoio ao Geo Independência através do compartilhamento de conhecimentos e experiências em Geotecnologias.

    Um grande abraço, Jorge Santos

Os comentários estão encerrados.