Open data no Brasil

Por esses dias tomei conhecimento do portal Data.Rio (data.rio.gov.br), portal de dados da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é apenas uma das iniciativas de abertura dos dados governamentais, que visa democratizar o acesso aos dados públicos, tornando-os acessíveis à todos. Afinal, como bem ressalta o manual de dados abertos:

O governo é particularmente importante […] pelo fato de que tais dados são públicos, um direito garantido no artigo 5º da Constituição Federal  brasileira (e a regulamentação desse direito está em fase de  tramitação no Senado Federal, no Projeto de Lei nº 41/2010).

A partir de iniciativas como esta, caberá a nós nos apoderarmos desses dados e usa-los para ‘auxiliar’ nossos governantes (se preferiren, entendam como ‘pressiona-los’) à melhor gestão territorial. Segue um video bem didático sobre a proposta e onde podemos colaborar:

A combinação entre diferentes dados disponíveis podem nos proporcionar novos conhecimentos e importantes considerações à gestão territorial. Fiquei bem contente ao ver no manual de dados abertos (Já citado no incio deste artigo) uma referência ao caso do médico inglês, John Snow, como exemplo e incentivo à exploração dos dados.

Iniciativas como esta já se espalham pelo mundo. A empresa OpenDataSoft mapeou as principais iniciativas e as publicou em um webmap. São mais de 1.600 iniciativas, e os Estados Unidos possuem a maior quantidade de portais. No Brasil, além do portal de dados do Rio de Janeiro, temos o portal de dados do senado, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do estado de São Paulo , do estado de Alagoas e da cidade de Porto Alegre .

Anúncios

Sobre Felipe Barros

Geógrafo formado pela PUC-Rio, é mestre em Biodiversidade pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e especialista em analise ambiental e gestão do território pela ENCE/IBGE. Trabalha com softwares livres de análise espacial, banco de dados e sensoriamento remoto.
Esse post foi publicado em Banco de Dados Geográficos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s